quinta-feira, 2 de abril de 2009

Se o Santos não é octo, o Brasil não é penta

ADEMIR QUINTINO

"A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entidade máxima do futebol nacional, começou a ter esta nomenclatura à partir de meados de 1979. Antes era CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Se partirmos deste princípio, então o Brasil não foi cinco vezes campeão mundial e sim duas vezes (1994 e 2002), já que a entidade que conquistou em definitivo a Taça Jules Rimet (1958/1962 e 1970) era outra. Não importa a nomenclatura, se era o equivalente ao título da época, tem que entrar para a história, nada mais justo, portanto o Alvinegro e os demais clubes que venceram competições no fim dos anos 50 e década de 60 merecem terem seus títlulos reconhecidos.
O Santos é legitimamente o único Penta Campeão do país ininterruptamente e oito vezes campeão nacional. Há uma contradição entre a entidade máxima nacional e a Mundial. O Santos é considerado pela Fifa como octocampeão nacional em seu site oficial. Já a CBF só reconhece os títulos de 2002 e 2004.Cinco vezes campeão da Taça Brasil entre 1961 e 1965, o alvinegro da Vila Belmiro tem quatro dos últimos cinco títulos desta competição reconhecidos pela entidade máxima do futebol mundial, como nacionais. O mesmo acontece com a conquista da Taça Roberto Gomes Pedrosa, em 1968, além dos dois Brasileiros, em 2002 e 2004.A História do Santos e dos co-irmãos que venceram estas competições, se fizeram gloriosa e inesquecível. Seja qual for a opção clubistica ninguém desconhece a linha de frente do Santos Futebol Clube, por exemplo, nos anos 60. Todos nós podemos não saber a poesia de Bilac inteira, mas com certeza uma estrofe esta grudada na memória de todos, como diria meu amigo Carlos Eduardo "Brizolinha": Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Outro que se estivesse entre nós, narraria de maneira exclusiva e diferenciada. O saudoso e excelente locutor Ernani Franco (Rádio Atlântica de Santos do início dos anos 50 até a década de 70) - "Só da crioulo se abraçando" (O canhão da Vila era a única excessão). Para não ser imparcial quem não lembra de Dirceu Lopes e Tostão no Cruzeiro, campeão em 1966. E o Botafogo com Didi, Quarentinha, Garrincha e Zagalo. Com sua iniciada em 1959, a Taça Brasil reunia os campeões estaduais e foi uma espécie de precursora da Copa do Brasil e que apurava o campeão Brasileiro e representante na Copa Libertadores da América, que se iniciou no mesmo ano. Já o "Robertão" ( como ficou conhecido a Taça Roberto Gomes Pedrosa ) foi disputado entre 1967 e 1970, sendo o embrião do atual formato do Campeonato Brasileiro, que começou a ser realizado em 1971, embora com nomenclatura diversas. Com o nome de Campeonato Brasileiro, só à partir de 1989.
Se estes títulos não podem ser reconhecidos, então Pelé e Garrincha, além de nunca terem sido campeão nacionais, também não são Campeões Mundiais?
Ninguém vive do passado, mas ele existe é fato...E merece ser preservado."


(*) Ademir Quintino é jornalista formado pela UniSantos, pós graduado em Assessoria de Comunicação. É assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Cubatão(cidade do litoral paulista onde nasceu), repórter da Rádio TUPI (1.150 AM)/São Paulo e escreve nos sites do Milton Neves, Papo de Bola e Equípe Líder. É torcedor e sócio do Santos F C desde 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário