quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cachoeira dos Mineiros: natureza a ser preservada ou "point"?


Angatuba, nos dias de carnaval, fervilhou de visitantes. Muito antes das festividades do reinado de Momo os hotéis já não tinham vagas. Sobre os desfiles carnavalescos tudo ocorreu dentro do esperado, porém, os visitantes também optaram em ir também a um ambiente bastante frequentado pelos angatubenses, a cachoeira dos Mineiros. No domingo de carnaval, por exemplo, não havia onde estacionar mais carros, gente para todo o lado, a trilha para a cachoeira estava nun trânsito imenso; o laguinho um pouco para a frente, diante de tanta gente em volta mais parecia uma poça d´água. Além de tudo isso, a estrada que leva até à cachoeira/laguinho, diante de tanto trânsito, torna-se precária. Naquele dia, por conta de um caminhão que enguiçou voltando para Angatuba o caminho ficou fechado e por um bom tempo se estabeleceu o clima de casa de malandro, quem está fora não entra e quem está dentro não sai. Para quem está lá, além de dividir espaço com uma boiada, tem apenas algo que poderia ser chamado de bar para comprar seu refrigerante ou cerveja. Banheiro? Apenas o deste bar. Num ínfima oportunidade o visitante tem a chance de em menos de 10 minutos efetuar suas necessidades fisiológicas, caso o aperto seja grande correr para o mato é a solução.

Um quadro como este apresentado é que faz manifestar em vereadores e cidadãos comuns o desejo de que naquela localidade haja todo tipo de infra-estrutura, outros bares, banheiros compatíveis com a multidão, iluminação elétrica e até trilha asfaltada na descida para a cachoeira. Na verdade toda esta melhoria não está coadunada com o que pensam ecologistas; os defensores da natureza consideram que infra-estrutura da forma que vem sendo reivindicada só irá maltratar a natureza, pois ela estará sendo de serventia apenas para o animal que mais deteriora o meio -ambiente: o ser humano. Reclamam que em volta da cachoeira está sujo. De fato está, mas quem está sujando com certeza não são os bovinos que lá dividem espaço com homens, mulheres e crianças. O que deveria ser pedido, então, é consciência ambiental para que ninguém emporcalhe aquele local, para que ninguém jogue garrafas plásticas, copos plásticos, camisas-de-vênus usada ou ainda não deixasse vestígios de vícios de drogas.

Com certeza, a cachoeira das Correntes, quilômetros à frente, não apresenta o mesmo quadro deteriorado da cachoeira dos Mineiros. A entrada apenas com autorização para vê-la é medida que enobrece a ecologia.

A natureza é para ser apreciada, contemplada. Infra-estrutura para a natureza é o zêlo que devemos ter para com ela, além de que natureza é para ser protegida e não para ser "point" dos humanos.

2 comentários:

  1. Achei interessante,me senti no meio das pessoas que visitavam a cachoeira dos Mineiros.
    Estás de parabésn, porque conseguiu fazer-me presente, mesmo não estando presente rsrs
    Parabéns a Angatuba, por ter alguém como você descrevendo os pontos turísticos da cidade com tanta claresa de fatos.
    Sem dúvida nenhuma, a cachoeira dos Mineiros deve ser preservada por todos e porque não ser também um "point"?
    Adorei

    ResponderExcluir
  2. Interessante sim. Mas venho neste comentario prestar minha imensa preocupação com esta riqueza que temos "em nosso quintal".
    Pois bem, na duvida procurei saber melhor sobre leis da defesa do meio ambiente entre outros.
    E descobri, que aquela coisa maravilhosa, conhecida como Cachoeira dos Mineiros ( para os íntimos ) É de poder de todos, e deve não só ser observada e sim preservada. Eis que temos grandes empresas como Klabin,Polenghi etc, que devem a lei, uma parte de suas rendas para projetos sustentaveis e em defesa ao meio ambiente, Seria uma boa, essa sugestão, um parque ecologico naquele lugar, para lazer, turismo e PRESERVAÇÃO. Afinal, por que deixar aquele pedaço do nosso quintal, tão lindo, daquele jeito? Abandonado e esquecido. Eu vos pergunto, pois é do nosso interesse, e do interesse dos nossos netos!!!

    ResponderExcluir